ONDE TUDO COMEÇA

ONDE TUDO COMEÇA
ONDE TUDO COMEÇA

quarta-feira, 27 de maio de 2015



OS DIAS ASSOMBRADOS 
ou 
DE VERDADE, NADA É PARA SEMPRE


A vida é forte, pulsante, vibrante, surpreendente e, sobretudo, milagrosa, misteriosa e mágica. Quando estamos sob seu processo, no percurso desse caminho, vamos nos tornando vulneráveis a todos esses movimentos, ora dentro de nós, ora fora de nós. Doenças que, como o câncer, trazem consigo o signo da dimensão espiritual, têm a especial qualidade de nos permitir vivenciarmos todas essas sensações. Querendo ou não, somos forçados a um despertar, a um estar atento, a uma atitude amorosa de escuta e percepção de tudo aquilo que não só se manifesta dentro de nós, em nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual, mas também, no mundo exterior a nós. E muitas e muitíssimas vezes, quando estamos mortalmente feridos, sendo regidos pelo signo de uma doença incurável e degenerativa, a travessia pela conquista da saúde pode ser - e costuma ser - rica de eventos sombrios, desconcertantes e assustados .  Ou, na melhor das hipóteses, também pode não ser. O fato é que, quando nos confrontamos com doenças desse gênero cada dia é um novo dia que se apresenta de uma forma diferente. Hoje, por exemplo, acordei com uma  dor nas costas maior do que nos outros dias. Venho tomando remédio para tentar acalmar esse mal-estar, mas, nada ... respiro e dói. É uma dor que está comigo já há uma semana e que até o momento  não está me impedindo de andar ou fazer outras coisas de meu dia a dia. Mas... é uma dor que provoca estranhamento e surpresa. Olho para ela e sinto-a como uma ameaça: algo está errado! Além disso, é uma dor que me incomoda, que me coloca subitamente em estado de insegurança e ansiedade. Que me faz penetrar no escuro de mim mesma tentando enxergar alguma coisa que possa me apontar o caminho a seguir diante dessa pequena “esfinge” que, de repente, saltou a minha frente apresentando-me suas pequenas garras. A palavra MEDO não me aflora nesse momento nenhum sentimento maior. Também, não quero reforçar esse sentimento dentro de mim. Estar me sentindo insegura e ansiosa já está sendo o suficiente para causar tremores e abalos sísmicos em meus pensamentos.

E já que os remédios estão se mostrando ineficientes para fazer essa dor desaparecer, eu adiciono em meu socorro as palavras do psicanalista Guy Corneau, autor do magnífico livro REVIVRE, no qual ele relata sua jornada de cura de um câncer em estágio avançado: 

Dias difíceis
Eu convido você para meditar... sei bem que há aqueles dias em que nada funciona bem, onde se é incapaz de sorrir para qualquer coisa, nem  adentrar no interior de si mesmo. São aqueles dias onde se pode constatar até que ponto nossas preocupações e nossas inquietudes possuem ainda o poder de nos afastar de nós mesmos. Quando isso me acontece, eu faço então uma coisa muito simples: eu me transformo numa testemunha gentil e mesmo curiosa de toda aquela agitação interna. É a vida que ali está, forte, ruidosa, em movimento, magnífica. De todo modo, tudo é transitório e esse estado vai terminar por se acalmar. Isto pode durar algum tempo, mas acabará por se acalmar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário