ONDE TUDO COMEÇA

ONDE TUDO COMEÇA
ONDE TUDO COMEÇA

sexta-feira, 16 de março de 2012

CONHECENDO O INIMIGO E DETERMINANDO OS PADRÕES DE ATAQUE





Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, 
lutará cem batalhas sem perigo de derrota.
..........................................
A descoberta dos pontos fortes e fracos permite
 que o exército caia sobre seu inimigo
 como uma pedra sobre ovos.
(A Arte da Guerra)


Um dos principais objetivos da abordagem Simonton é inverter a imagem popular do câncer, que não corresponde às conclusões da pesquisa atual. A moderna biologia celular mostrou que as células cancerosas não são fortes e potentes, mas, pelo contrário, fracas e confusas. Elas não invadem, atacam ou destroem, mas, simplesmente, se super-reproduzem. Um câncer principia com uma célula que contém informação genética incorreta, que foi danificada por substâncias nocivas ou outras influências ambientais, ou, simplesmente, porque o organismo produziu ocasionalmente uma célula imperfeita. (...) Além disso, a coesão normal entre as células pode se enfraquecer, e então as células malignas desprendem-se da massa original e viajam para outras partes do corpo, formando novos tumores - o que é conhecido como metástese. Num organismo saudável, o sistema imunológico reconhece as células anormais e as destrói, ou pelo menos, as mantém cercadas para que não possam propagar-se. Mas se por alguma razão, o sistema imunológico não é suficientemente forte, a massa de células defeituosas continua a crescer. O câncer não é portanto, um ataque vindo do exterior, mas um colapso interno.
...............................................
Os Simontons vêem o câncer não como um problema meramente físico, mas como um problema da pessoa como um todo. Assim, a terapia por eles adotada não se concentra exclusivamente na doença, mas ocupa-se do ser humano total. É uma abordagem multidimensional que envolve várias estratégias de tratamento planejadas para iniciar e dar apoio ao processo psicossomático de cura.
...............................................
A principal técnica de fortalecimento do sistema imunológico é um método de relaxamento e de formação de imagens mentais que os Simontons desenvolveram quando perceberam o importante papel das imagens visuais e da linguagem simbólica no biofeedback. (...) Comprovou-se que essa técnica é um instrumento extremamente eficiente para fortalecer o sistema imunológico, frequentemente resultando em reduções espetaculares ou na eliminação de tumores malignos. Além disso, o método de visualização é também uma excelente maneira de os pacientes se comunicarem com seu inconsciente.
(Fritjof Capra - in O TAO DA FÍSICA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário